A albumina é um bom indicador do estado nutricional em pacientes com fibrose cística?

A albumina circulante é um indicador das reservas de proteínas séricas e a hipoalbuminemia reflete baixa ingestão de proteína, aumento de perda protéica e pode sugerir depleção aguda de proteína visceral sendo que esta ocorre em apenas duas semanas.

Geralmente, pacientes com fibrose cística são desnutridos, embora os níveis de albumina sejam normais até os estágios finais da doença, já que no caso de pacientes crônicos as reservas protéicas são preservadas. Portanto, o diagnóstico clínico da desnutrição deve ser baseado em exames físicos, por exemplo, a depleção muscular. A redução de medidas antropométricas como prega cutânea do tríceps e circunferência média do braço refletem depleção muscular e de gordura por ingestão inadequada e crônica de calorias e proteínas.


Bibliografia (s)
Manaker S, Burke F. Pulmonary Disease. In: Morrison G, Hark L, editors. Medical nutrition and disease. Massachusetts: Blackwell Science; 1996. p. 279-304.
NutriTotal www.nutritotal.com.br


Eternamente Jovem: Bebidas com Albumina para Garantir a Boa Forma

A albumina é uma substância vital na alimentação. Diariamente, nosso organismo perde essa substância e, por isso, ela deve ser reposta. Como nem sempre podemos consumir alimentos que sejam ricos nessa proteína, é aconselhável o uso de albumina em pó, de preferência em combinação com frutas e legumes.

Eternamente Jovem apresenta diversas e deliciosas receitas de bebidas com albumina que ajudarão você a ficar em forma e saudável.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.