Por Dentro do Corpo Humano!

PLAQUETAS: Quem nunca ouviu falar das plaquetas? Em tempos que uma virose feito a dengue causa uma grande alteração nos seus níveis, é bom saber um pouco mais sobre elas, não é? Pois bem, na realidade as plaquetas não células, e sim fragmentos de células que vieram da medula óssea e são encontradas na corrente sanguinea. quando elas estão inativas são ovaladas e redondas, quando estão em ação desenvolvem uma série de extensões que ajudam a reparar danos nas paredes dos vasos sanguíneos, sem elas seria muito mais fácil ter hemorragias. Além desta função curatica, as plaquetas transportam substância chamada de serotonina que contrai os vasos sanguíneos.


LIMPADORES DE PULMÕES: O mesmo que acontece na traquéia, os bronquíolos dos pulmões estão revestindos por uma membrana mucosa formada por células epiteliais (em marron) e delas sobressaem filamentos chamados de cílios (em verde). Seus movimentos ritmos vão “recolhendo” as bactérias e outras partículas capturadas pela mocusa e as transportam pela garganta, onde são expulsadas.


FÁBRICA DE ESPERMA: Em uma região do testículo podemos observar as caldas (flagelos) de espermatozóides em formação (em azul e rosa) nos tubos seminíferos, que é onde eles são fabricados. O ritmo de produção é impressionante: em torno de 1.000 por segundo (o que???). Os gametas masculinos se desenvolvem a partir das células que se encontram na parede destes tubos, que também contém células que alimentarão estes pequenos espermatozóides.


ESTOMAGO: Ao contrário do que muitos pensam, o estomago não tem a função de absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos, na verdade este órgão do sistema digestivo prepara o alimento para então liberá-lo no duodeno na forma de uma mistura pastosa denominada quimo e isto é feito através da ação ácidos liberados por células presentes no próprio estômago e pelo movimento peristáltico que ele realiza. Ele também está envolvido por uma série de células que secretam um muco. Esta substância secretada serve para proteger o estomado no ácido gástrico, ajuda a triturar os pedaços mais duras de alimento e mata as bactérias prejudiciais que, ocasionalmente, entram no organismo através do alimento ingerido.


PAREDE DO DUODENO: A primeira região do intestino delgado é o duodeno, um tubo onde se tem espaço para a maior parte do processo digestivo. Suas paredes se compõe de uma série de pregas (em azul) que incrementam a superfície de absorção e secreção. No duodeno os alimentos se misturam a bile (uma espécie de detergente) expulsada pela vesícula biliar e com os sucos digestivos enviados pelo pâncreas. Seu nome procede do latim “duodenum digitorum”, que faz uma referência a crença de que esta região media 12 dedos. Atualmente, sua medida é estimada em 25 centímetros.


APÊNDICE: Quem nunca ouviu falar de uma inflamação de apêndice na qual o indivíduo foi levado às pressas para o hospital para remove-lo em uma cirurgia de urgência? Pois bem, este tubo com forma de verme ao que se parece em algum momento pode ter tido uma função importante do nosso processo digestivo, mas hoje em dia, não desempenha nenhuma função no organismo humano. Nos animais herbívoros ele está envolvido na digestão de celulose. Como já sabemos, sua inflamação é chamada de apendicite e sua extração é uma das cirurgias mais frequentes em todo mundo.


O ESMALTE DOS DENTES: Bem, sabemos que o tecido epitelial se encarregar de proteger nosso corpo das agressões externas formando uma espécie de barreira. Esta imagem mostra um corte em um dente. Nela se pode observar a coberturade células epiteliais (em verde), encarregada de produzir o esmalte que protege nossos dentes (a parte amarela, na região inferior da imagem). Para quem ainda não sabe: O esmalte dos dentes é a substância mais forte produzida pelos mamíferos.



LÍNGUA - PAPILAS GUSTATIVAS: A língua secompõe de uma série de células conectadas a fibras nervosas que se encarregam, entre outras tarefas, de perceber o gosto das coisas que colocamos na boca. Ainda que se encontram principalmente na língua, também podem aparecer na faringe. Um humano adulto possui cerca de 10 mil, mas que vão se perdendo com o passar do tempo. Na imagem podemos ver a classe amis comuns das papilas gustativas: as filiformas, que ajudam a processar o alimento e transmitem a infromação tátil ao cérebro.



INTESTINO DELGADO: O intestino delgado é a maior parte do sistema digestivo, podendo chegar a medir até oitomestros. Por esse motivo, se dobra formando uma série de pregas que aumentam a área de absorção dos nutrientes que chegam através do alimento ingerido. Nesta imagem podemos ver como é o tecido conjuntivo (em marron) e as células epiteliais (em vermelho).

Livro: O Corpo Fala


O livro tenta desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano. Analisa, em primeiro lugar, os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.