Dicas de segurança para correr na rua durante o verão

Com a chegada do verão a atividade física ao ar livre exige mais do corpo e alguns cuidados são necessários. Quatro especialistas de diferentes áreas da saúde explicam os benefícios e os cuidados na pratica da corrida outdoor

Sistema cardiovascular
De acordo com o cardiologista Reginaldo Cipullo, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, a prática do esporte pelo menos quatro vezes por semana ajuda a reduzir o colesterol ruim, melhora o colesterol bom, diminui os níveis de glicose e da pressão arterial e melhora o desempenho cardíaco. “O exercício físico regular faz o coração trabalhar melhor trazendo inúmeros benefícios para a saúde ”, afirma.

Mas em dias quentes, a perda excessiva de potássio pode levar a arritmias cardíacas, além disso, há o risco de vasodilatação excessiva, que pode causar hipotensão e desmaios, principalmente se estiver associado a um quadro de desidratação. Antes de começar a praticar um esporte, é importante fazer um check up para avaliar a condição física do indivíduo e durante os treinos é preciso manter-se hidratado. A dica do médico para quem está começando a correr é iniciar a prática esportiva gradativamente.

Proteção dos olhos
Para quem corre e faz caminhada ao ar livre é importante o uso dos óculos escuros, pois eles proporcionam maior conforto em ambientes com muita luminosidade, além de proteger contra vento e poeira.

“O tipo ideal de óculos de sol é o que tenha proteção 100% contra os raios ultravioletas. Outras características na hora da escolha são: a resistência das lentes, o uso de materiais leves e a boa fixação no rosto, evitando que eles escorreguem durante a atividade física”, afirma Gustavo Seibin Takahashi, oftalmologista.

Proteção à pele
“A corrida é um esporte que produz muito suor e por esse motivo é fundamental que a aplicação de filtro solar aconteça cerca de 20 minutos antes da atividade e a cada 2 horas ou após transpirar nas áreas expostas ao sol”, afirma a dermatologista Márcia Grieco.



Hidratação e alimentação
Nesta época do ano os cuidados com a alimentação e hidratação do atleta são fundamentais. Segundo Bruna Iasi, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, alimentos muito gordurosos, como frituras e carnes gordas devem ser evitados antes e depois da corrida, pois dificultam a digestão.

A desidratação pode levar à queda de rendimento, além de provocar a interrupção do treinamento por dores, câimbras, desmaios e em casos graves à hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue), ao coma e até mesmo à morte. “Por isso, a importância da hidratação antes, durante e depois da atividade física”, explica a nutricionista.

Por Monique dos Anjos
www.abril.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.