Indústria alimentícia faz restrição tímida à publicidade infantil
Um grupo de 24 empresas do setor alimentício, entre elas McDonald's, Coca-Cola e Kellogg's, assinou na terça-feira (25) um acordo comprometendo-se a não fazer publicidade voltada a crianças de 0 a 12 anos em programas de TV em que 50% ou mais da audiência seja constituída por esse público, mostra reportagem de Márcio Pinho, Ângela Pinho e do colunista Daniel Castro publicada na edição desta quarta-feira da Folha.
De acordo com o texto, a medida, contudo, pode se tornar inócua caso o documento seja seguido ao pé da letra. Isso porque nenhum programa da TV aberta comercial tem mais de 30% de seu público formado por pessoas de 4 a 11 anos, segundo dados do Ibope na Grande São Paulo --que não mede audiência de telespectadores com menos de quatro anos.
A Anvisa e órgãos de defesa do consumidor consideraram a medida positiva. Porém, dizem que não é suficiente, principalmente porque deixa brechas. "Não deixa de ser um reconhecimento de que as crianças são mais vulneráveis e precisam ser protegidas", disse Isabella Henriques, do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana (ONG que atua na área de educação e cultura).
Leia Também:
Sociedade se mobiliza em todo o país pelo fim da publicidade infantil
O que fazer com a criança que não come?
A Criança e o Fast Food
Será que precisa? Dar antiinflamatórios para a criança?
De acordo com o texto, a medida, contudo, pode se tornar inócua caso o documento seja seguido ao pé da letra. Isso porque nenhum programa da TV aberta comercial tem mais de 30% de seu público formado por pessoas de 4 a 11 anos, segundo dados do Ibope na Grande São Paulo --que não mede audiência de telespectadores com menos de quatro anos.
A Anvisa e órgãos de defesa do consumidor consideraram a medida positiva. Porém, dizem que não é suficiente, principalmente porque deixa brechas. "Não deixa de ser um reconhecimento de que as crianças são mais vulneráveis e precisam ser protegidas", disse Isabella Henriques, do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana (ONG que atua na área de educação e cultura).
(Clique na imagem para ampliá-la)
Leia Também:
Sociedade se mobiliza em todo o país pelo fim da publicidade infantil
O que fazer com a criança que não come?
A Criança e o Fast Food
Será que precisa? Dar antiinflamatórios para a criança?
Post a Comment