Tequila? Quem nunca provou que atire a primeira pedra!

Texto: Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Tequila, bebida alcoólica destilada. Origem: México
Produzida através da destilação do sumo de uma planta da América Central, o Agave tequilana (também chamado agave azul ou agave azul de Weber).

Apesar de ser um versátil destilado, a Tequila é conhecida por seu mais famoso ritual: O “shot” com sal e limão. Ninguém sabe ao certo como isto tudo começou. Mas a lenda conta que foi durante uma epidemia mundial de gripe em 1918, que alguns médicos começaram a receitar “shots de Tequila” como tratamento. O que não foi nenhuma surpresa é que mesmo depois da epidemia, muitos alegavam estar com gripe para continuar com o tratamento, ou seja; bebendo Tequila.

É produzida em região demarcada pela Lei Mexicana no Estado de Jalisco onde se encontra a pequena povoação de Tequila, que lhe deu o nome, e onde se concentram os principais produtores. Fortemente aromática, a bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento sendo designada por tequila Blanco, Joven, Reposado, Añejo e Extra Añejo em ordem crescente do tempo de maturação.

A Tequila é produzida a partir do Agave Azul,que nada mais é do que uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita). Muito parecido com o abacaxi, o Agave possui um miolo (esse miolo leva o nome de piña) que é extraído e pode atingir até 70 Kg por ramo.

O processo de fabricação da Tequila começa com o cozimento das piñas em fornos que tem ação semelhante às panelas de pressão, para posteriormente serem trituradas em grandes moinhos e são levadas para a fermentação. Aqui se inicia o processo de diferenciação da Tequila. Caso ela seja 100% agave, apenas a piña fermenta. Para os outros tipos (blanco e reposado), que não são “puros”, adicionam-se cana de açúcar de várioas famílias para que os açucares se misturem e a transformação em álcool etílico ocorra. Chega o momento do alambique, onde o preparado é aquecido à altas temperaturas, evaporam-se e condensam-se e voi-la, temos a tequila.

Observação importante: 100ml representam menos da metade de um copo de requeijão (250ml). Em uma hora de atividade aeróbica forte contínua, um homem gasta, em média 800 calorias, e uma mulher, cerca de 600 calorias. O álcool, quando ingerido, automaticamente é metabolizado e armazenado no organismo como gordura.

Valor calórico por cada 100ml de Tequila: 220 calorias


Reconhecida em todo o mundo

A mais famosa para nós brasileiros é sem dúvida a Jose Cuervo (assim como no México), pois se trata de uma das destilarias de maior tradição. A Casa Cuervo teve origem em 1795 com a fundação da destilaria La Confradia de las Ánimas, que virou Taberna Cuervo e hoje é a famosa Casa Cuervo. Porém a família Cuervo havia iniciado-se nesse ramo em 1758, com uma destilaria na Hacienda de Arriba porém precisou interromper suas atividades por 10 anos, em razão de uma lei proibindo fabricação e consumo de bebidas alcólicas. Tão antigas como a Casa Cuervo temos também a Tequila Sauza (1873) e a Tequila Herradura (1870). Já provei as três e garanto que escolher uma é tarefa dificílima.
Existem também marcas artesanais, como a Taberna do Maestro Tequilero. Essa tequila artesanalmento fabricada, no ano de 2003 teve produção de 64.800 garrafas do tipo oro e 43.200 garrafas do tipo Blanco numeradas. Posso me gabar de ser o proprietário da garrafa de número 680.

Você deve estar se perguntando: Mas e aquele “vermezinho” que tem dentro da garrafa de tequila? Qual o tipo de tequila?

O Gusano de maguey é colocado em algumas garrafas de mezcal, nunca na tequila. Pela definição, o mezcal é obtido por diversas variedades de agave e não apenas do agave azul como a tequila. Algumas outras diferenças estão na forma de cozimento e destilação de cada uma das bebidas. Para bebe-la, usamos o caballito – um pequeno copo, característico para tomar tequila. Esse copo, tem como característica o fato da base ser sempre mais estreita que a boca do copo. Diz-se que esses copos foram criados pelas taberna (fábricas de tequila) para se provar o licor recém destilado.

Diferenciação de Produtos

As empresas do segmento vêm lançando nos anos mais recentes novas bebidas, especialmente nos segmentos de aguardente envelhecida, uísque e conhaques, catuabas rum com sabores e aguardentes compostos. A diferenciação de produto por envelhecimento se constitui em um nicho de mercado a ser explorado. A mesma prática foi adotada pelo México, que diferenciou a tequila de acordo com o tempo de envelhecimento. Em pouco mais de dez anos, a tequila se tornou um caso de sucesso em exportações no México, dobrando a sua produção e exportando 65% do volume produzido.

Abstract - “Geographical indications, terroir, and socioeconomic and ecological sustainability: The case of tequila
Authors: Sarah Bowen, North Carolina State University; Ana Valenzuela Zapata, University of Guadalajara-CUCIENEGA
Published: January 2009, in Journal of Rural Studies

Abstract: In this paper, we use the case of tequila to examine the potential for geographical indications (GIs) to contribute to socioeconomic and environmental sustainability. GIs are place-based names (e.g., Champagne, Roquefort) that convey the geographical origin, as well as the cultural and historical identity, of agricultural products. The GI for tequila was established by the Mexican government in 1974, making it the oldest GI, and one of the best-recognized, outside of Europe. Here, we examine the social, economic, and ecological impacts that the agave–tequila industry has had on one community in tequila’s region of origin, the town of Amatitán. We show that persistent cycles of surplus and shortage of agave and changing production relations in the agave–tequila industry have led to: (1) economic insecurity among farm households;(2) increased use of chemical inputs, at the expense of more labor-intensive cultivation practices; and (3) overall declines in fertilizer application, especially during periods in which there is a surplus of agave. We argue that the negative effects of the agave–tequila industry on the local economy and environment are due to the failure of the GI for tequila to value the ways in which the terroir of tequila’s region of origin have contributed to its specific properties. We conclude by using this case to discuss more generally the relationship between the protection of place-based products (known collectively as geographical indications) and social and environmental sustainability.

Esta matéria foi sugerida por: Fernanda de Moura Almeida

Produtos: Tequila Mexicana - Tequila Sauzana - Tequila Gold - Tequila Silver - Tequila José Cuervo Black - Tequila Mexicana Anejo - Tequila de La Familia - Tequila Don Julio Reposado - Tequila Reposado



Imagens Ilustrativas
Flickr/GettyImage

(Clique nas imagens para ampliá-las)







Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.