O Porquê do Arroz e o Feijão ?
Consta que integrantes da expedição de Pedro Álvares Cabral, após uma peregrinação por cerca de 5 km em solo brasileiro traziam consigo amostras de arroz, confirmando registros de Américo Vespúcio que trazem referência a esse cereal em grandes áreas alagadas do Amazonas.A prática da orizicultura no Brasil, de forma organizada e racional, aconteceu em meados do século XVIII e daquela época até a metade do século XIX o país foi um grande exportador de arroz.
Panela de Arroz à Vapor 4 xic RC-111B 127V Settros
Arroz e Feijão: Uma dupla infalível
O arroz possui vários benefícios, pois é rico em vitaminas do complexo B , proteínas e ferro; é um alimento rico em amido, fornecendo energia e contribuindo para a absorção de proteína, além de ser um alimento de fácil digestão e raramente provoca alergias. O feijão, por sua vez, contém mais proteína do que qualquer outro alimento de fonte vegetal, sendo fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.
Em decorrência das características demonstradas, a combinação do feijão com arroz é perfeita, pois ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). E tudo isso porque os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre em aminoácidos lisina, presente no feijão. Este por sua vez, não apresenta o aminoácido essencial metionina, abundante no arroz, daí a importância nutricional na formação protéica desta combinação tipicamente brasileira: 'arroz com feijão'. A proporção ideal entre arroz e feijão é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.
Panela Elétrica de Arroz Cadence
Valores Nutricionais
Arroz branco - Porção: 100 gKcal: 364
HC: 79.7
PTN: 7.2
LIP: 0.6
Colesterol: 0
Fibras: 0.3
Feijão - Porção: 30 g
Kcal: 80
HC: 13
PTN: 5
LIP: 0
Colesterol: 0
Fibras: 5 g
Você Sabia?
- Várias pesquisas revelam que a população brasileira está deixando de lado o hábito de consumir leguminosas e cereais nos últimos anos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o consumo médio diário destes alimentos, por pessoa, passou de 120g (em 1987) para 107g (em 1996).
- A organização das Nações Unidas declarou o ano 2004 como o Ano Internacional do Arroz (AIA), com o lema "ARROZ É VIDA".
Post a Comment