Tempero pode matar células cancerígenas

O turmeric é um dos principais ingredientes do curry, típica comida indiana. O que gera a coloração amarela é a curcumina, componente químico que pode matar células de câncer de esôfago.

Cientistas britânicos fizeram uma descoberta promissora no combate ao câncer de esôfago. O correspondente Marcos Losekann explica que a substância usada para isso pode ser encontrada na cozinha indiana.

Muita gente já achava gostoso. Agora os cientistas descobriram que o pó amarelo, usado para colorir e dar sabor a certas comidas exóticas, também é saudável. O nome original do tempero é turmeric, um dos principais ingredientes do curry, típica comida indiana. O que gera a coloração amarela é a curcumina, um componente químico que, de acordo com a pesquisa, pode matar células de câncer de esôfago.

“Observamos que nos países que mais consomem esse tempero a incidência de câncer de esôfago é mínima”, disse a cientista Geraldine Coyne, que participou da pesquisa.”Agora comprovamos que a curcumina é capaz de matar células cancerosas em apenas 24 horas e mais: as células também começam a se digerir, umas comem as outras, a partir do momento em que são debilitadas pela curcumina”, concluiu.

O tempero já vinha sendo testado também com sucesso no tratamento de artrite e demência. Mas para os cientistas, nada se compara à descoberta das propriedades da curcumina no combate ao câncer de esôfago, doença que teve um aumento de 50% nas últimas três décadas e que está ligada principalmente à obesidade, ao fumo, ao consumo de álcool e a problemas de refluxo estomacal.

Segundo os pesquisadores, a descoberta das qualidades medicinais da curcumina já abriu caminho para a fabricação de um remédio, inicialmente, contra o câncer de esôfago, mas que no futuro, poderá servir para várias outras doenças.

Fonte: Globo.com
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.