Nutricionista dá dicas para montar uma despensa saudável

Ter uma despensa saudável é fundamental para ajudar a perder os quilinhos extras. Mas, para isso, é preciso escolher, dentre as convidativas prateleiras dos supermercados, o que será mais lucrativo para a saúde e para o bolso. Se você é daquelas que acabam voltando para casa com a sacola cheia de guloseimas, as “10 regras do Vigilantes do Peso para ir às compras” podem ajudar.

De acordo com Samira Barcelos, nutricionista do Vigilantes do Peso, saber exatamente o que comprar diminui não só as idas ao mercado como também os gastos.

— Antes de sair, faça uma lista, e dê prioridade aos alimentos de necessidade básica, como arroz e feijão — diz Samira. — Além disso, não leve as crianças ao mercado porque elas não sabem avaliar os valores nutricionais e querem apenas o que é mais saboroso.

Ainda segundo a nutricionista, o importante é que a despensa tenha alimentos dos três principais grupos: os construtores (das proteínas encontradas nos laticínios e nas carnes), os energéticos (dos carboidratos e da gordura) e os reguladores (dos minerais e vitaminas, encontrados nos legumes, frutas e verduras).

Para evitar devorar as guloseimas, a dica é estipular dias da semana nos quais é permitido comer.

— É preciso que haja um controle — disse Samira. — Doces e frituras não são proibidos, podem ser consumidos apenas uma vez na semana, por exemplo.


10 DICAS PARA MONTAR A SUA DESPENSA

1. Planeje com antecedência:
Use uma agenda para planejar os cardápios da família com antecedência. Criar um esquema por escrito vai permitir o planejamento de refeições mais equilibradas porque você vai conseguir visualizar a frequência com que serve os diferentes legumes, as carnes, os pratos prontos e os feitos em casa.

2. Siga as receitas
Encare a receita como um guia de planejamento, uma lista pronta com tudo o que você vai precisar: orégano, azeite de oliva, extrato de tomate, etc. Quando você elabora a sua lista de compras a partir de receitas, evita ter que correr até a loja mais próxima atrás de algum ingrediente que ficou faltando, quando o que mais queria era já estar comendo.

3. Deixe as crianças em casa
Sem as crianças, fazer compras é mais rápido. Planeje ir ao supermercado quando elas estiverem na escola ou na aula de natação. Outra opção é deixá-las com alguém.

4. Não saia para fazer compras com fome
Ao fazer compras com fome, você fica sujeito a desejos súbitos e compras por impulso. Para administrar o estilo de vida que você quer, saia para fazer compras depois do almoço ou do jantar.

5. Olhe para cima e para baixo
A economia está embaixo do seu nariz. A maioria das lojas expõe as marcas caras ao nível dos olhos. Olhe para as prateleiras mais altas e mais baixas à procura dos produtos mais baratos e das promoções. Além disso, folheie sempre o encarte da loja.

6. Cuidado com as promoções
Seja honesto com você mesmo e compre apenas o que precisa. Economizar R$1 na geleia não é vantagem nenhuma se você não tinha intenções de comprá-la.

7. Compras em quantidade são economias de longo prazo
Não-perecíveis podem ser comprados em atacado: produtos de papelaria, materiais de limpeza, farinha, açúcar, vinagre e grãos. O óleos ficam rançosos, os temperos perdem o sabor e outros perecíveis estragam. Um pacote de 5 quilos de damasco não vai ser nem um pouco econômico se você tiver que jogar metade fora.

8. Produtos: frescos X congelados
Algumas frutas e legumes podem ser congelados, outros não aceitam muito bem as baixas temperaturas.

Podem ser congelados: feijões, ervilhas, brócolis, cenouras, couve-flor, vagem, grãos de milho, espinafre, aspargos e mandioca.

Devem ser consumidos frescos: pepinos, espigas de milho, verduras, alface, rabanetes, abobrinha, maçãs, peras, bananas, limões e abacaxi.

9. Compre carne e peixe uma vez por mês
Aproveite os descontos nas carnes e peixes e congele com antecedência para o mês inteiro. Embale as porções em fita filme, depois separe as peças por tipo de preparação e coloque em sacos próprios para congelamento. Cole uma etiqueta especificando o conteúdo e a data. Para a sua segurança, use a geladeira para o descongelamento, nunca deixe à temperatura ambiente.

10. Ande com uma bolsa térmica
Em dias quentes, o simples transporte dos alimentos até a sua casa pode reduzir a validade. Bolsas térmicas vão manter os produtos lácteos, a carne, o peixe e o sorvete refrigerados.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.